UFMG Sisu 2014

27/03/2013

Sisu 2014: Uma das mais tradicionais Universidades Federais de todo o país anunciou na noite da última terça-feira, 19 de março de 2013, que passará a aderir ao Sisu 2014.

Trata-se da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais. A Universidade era uma das únicas do Estado de Minas Gerais e uma das poucas de todo o país que não aderiram ao Sisu nos últimos anos.

O reitor da Universidade, Clélio Campolina, explicou que os estudantes que participaram e foram aprovados no último vestibular realizado, para ocupação das vagas de 2013, não serão afetados. Já os candidatos que têm interesse de ingressar a partir do ano que vem terão que se inscrever no Sisu 2014.

Os cursos como música, teatro e belas artes, que exigem provas específicas, são a exceção nesta mudança, pois eles não estarão disponíveis no Sisu. Porém, o candidato deverá participar do Enem e em seguida passar pelos testes de aptidão na instituição. Estes cursos de habilidades específicas terão, portanto, edital específico que será divulgado pela Universidade.

O Sisu foi criado e é gerenciado pelo MEC – Ministério da Educação. A sua primeira edição selecionou candidatos para ingresso nas instituições em 2010. Várias instituições públicas federais e estaduais de todo o país passaram a substituir seus tradicionais vestibulares pelo Sisu já na sua primeira edição. Com o passar dos anos cada vez mais instituições passaram a oferecer suas vagas através do sistema e obviamente o número de vagas só tem crescido a cada edição realizada. Em 2012 foram oferecidas 129.319 vagas somente no primeiro semestre do ano. Estas vagas foram ofertadas por mais de cem instituições.

Para poder participar e concorrer às vagas da UFMG no Sisu 2014 é necessário participar do Enem 2013, que tem inscrições previstas para maio e junho e aplicação das provas provavelmente em outubro. Além de participar do Enem o candidato precisa obter certo desempenho para não ser automaticamente eliminado do Sisu 2014. Candidatos que tiram zero na redação do Enem sequer podem se inscrever no sistema.

As inscrições do Sisu 2014 devem acontecer em janeiro, de acordo com o cronograma oficial que será divulgado em breve pelo MEC. A única forma de efetuar inscrição no sistema é através do seu site oficial, disponível no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/.

Em breve voltaremos com mais novidades sobre o Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2014. Fiquem ligados!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 6.0/10 (2 votes cast)
UFMG Sisu 2014, 6.0 out of 10 based on 2 ratings

Compartilhe esta notícia do SiSU 2014 com seus amigos!

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Previous post:

Next post: