Sisu 2014: Inscrições, O Que É, Como Funciona

Atualizado em: fevereiro 7, 2013

by Sisu 2014 on 25/12/2012

Estudantes que desejam ingressar nas melhores instituições públicas de ensino superior do país poderão obter a seguir informações sobre o Sisu 2014.

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada, administrado pelo MEC – Ministério da Educação, é o sistema responsável pela seleção de estudantes para as vagas oferecidas em universidades e institutos públicos (estaduais e federais) de todo o país.

Com a criação do Novo Enem, aplicado pela primeira vez em 2009, a partir do primeiro semestre de 2010 algumas instituições passaram a substituir seus vestibulares específicos pelo Sisu, que seleciona os candidatos de acordo com os desempenhos dos mesmos no exame.

Alguns anos se passaram e o número de vagas oferecidas através do Sisu só cresceu. Em 2013, 90% das vagas de Universidades Federais do país foram distribuídas pelo Sisu. Para 2014 estima-se que este percentual seja mantido ou até mesmo superado.

Confira abaixo todas as informações de que necessita para se inscrever e concorrer às vagas no Sisu 2014:

SISU 2014 INSCRIÇÕES COMO FUNCIONA

As inscrições do Sisu 2014 acontecerá duas vezes no ano, sendo um no primeiro e outro no segundo semestre, sempre no início dos períodos letivos, em janeiro e em junho.

Para ambas as seleções só poderão concorrer às vagas os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio realizado em 2013 e obtido nota maior do que zero em sua redação.

A inscrição, bem como o acompanhamento da mesma, poderá ser efetuada exclusivamente através do site oficial do programa, disponível no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br.

Após o término do período de inscrições do SISU são realizadas duas chamadas e os candidatos selecionados devem entrar em contato com as instituições para as quais se inscreveram para efetuação da matrícula. O estudante que não for selecionado poderá ainda participar da lista de espera do Sisu 2014, podendo ser convocado posteriormente pela própria instituição, caso existam vagas ainda não ocupadas.

Vale lembrar que a Lei das Cotas já estará em vigor no Sisu 2014. A lei prevê que a partir de 2013 pelo menos 12,5% das vagas Institutos e Universidades Federais devem ser destinadas a estudantes que frequentaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Essas vagas reservadas serão divididas ainda em subgrupos, de acordo com as classes sociais e gêneros raciais. A Lei das Cotas prevê ainda que 50% das vagas oferecidas sejam reservadas a estes estudantes até o ano de 2016.

Continue acompanhando nosso site e fique por dentro de absolutamente tudo sobre o Sisu 2014!

Dê sua nota.

Compartilhe esta notícia do SiSU 2014 com seus amigos!

{ 0 comments… add one now }

Leave a Comment

Current day month ye@r *

Next post: