Sisu 2014: Como se Inscrever

Atualizado em: novembro 2, 2013

by Sisu 2014 on 02/11/2013

Sisu 2014: Como se Inscrever

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2014), é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. O programa foi criado pelo Governo Federal com intuito de unificar a entrada dos estudantes em instituições públicas do ensino superior no Brasil, substituindo os tradicionais vestibulares.

O Sisu 2014 será a principal forma escolhida pelos estudantes para ingressar na faculdade. O sistema organiza parte das vagas das universidades e oferece uma mesma oportunidade de inscrições para todos os candidatos, diminuindo assim as diferenças com relação às formas de avaliação das diversas instituições de ensino superior federais.

As inscrições do Sisu são feitas exclusivamente no site oficial http://sisu.mec.gov.br/, dentro do período de inscrições, previamente estabelecido pelo cronograma que é divulgado em edital. Pode fazer a Inscrição no Sisu 2014, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obteve nota superior a zero na redação. Para se inscrever, é preciso informar o número de inscrição e a senha utilizados no Enem anterior. Números de inscrição e senhas de edições ultrapassadas não servem.

Notas de Corte

As notas de corte podem mudar durante o período de inscrição, elas são atualizadas sempre às 2h e valem para o dia todo. Os estudantes não precisam ficar acordados de madrugada, podem verificar o quanto estão acima ou abaixo dessa nota durante o dia. Elas são calculadas com base no número de vagas disponíveis e total de candidatos inscritos em cada curso.

Os candidatos têm o direito de alterar as opções de curso quantas vezes acharem necessário, sendo valida a ultima opção salva pelo sistema. Cada estudante pode escolher até dois cursos diferentes, em ordem de preferência. Ao se inscrever, o aluno deve selecionar uma das modalidades de concorrência: ampla concorrência, Lei de Cotas e possíveis ações afirmativas da própria instituição de ensino.

O resultado do Sisu 2014 será divulgado em duas chamadas e pode ser consultado no site oficial, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC (0800-616161). Caso o candidato não seja selecionado em nenhuma delas, será possível ainda solicitar a sua participação na lista de espera, que será disponibilizada às instituições, para que estas preencham as vagas não ocupadas. Lembrando que, a participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

Dê sua nota.

Compartilhe esta notícia do SiSU 2014 com seus amigos!

{ 5 comments… read them below or add one }

Leave a Comment

Current day month ye@r *

Previous post:

Next post: